Estou de olho em você !

Estou de olho em você !
Blog: Tubarão

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Centelhas de Gênios: Capítulo 5: Abstrair (Rosa)


Abstrair é difícil para as pessoas de todos os campos.
Saber o que é abstração e por que é tão importante pode ser considerada apenas uma parte do problema. A outra parte é aprender a usar os conceitos simples que se escondem em expressões complexas.
Nunca é cedo demais nem tarde demais para abstrair. Em última instância, o que importa é descobrir a essência da abstração em si, para iluminar seu caminho, seja ele qual for.

Abstração total: Mímica do Prof. Cacá - filme: O Homem Aranha !!!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Centelhas de Gênios: Capítulo 4: Evocar Imagens (Verde)


Jovens ou velhos, podemos aperfeiçoar nossa capacidade de evocar imagens exatamente da mesma forma que aperfeiçoamos nossa capacidade de observar.

Os passos são simples:

1º - Identifique o tipo de imagens visuais, aurais e outras que você usa. Você vê com os olhos da mente o lugar exato em que deixou as chaves ? Imagina a história que está lendo como se estivesse no cinema, ou como se estivesse encenando, ou como se a tivesse ouvindo no rádio ? Quando você imagina uma fruta, um animal, consegue ver, ouvir, sentir o cheiro e até o sabor deles ?

2º - Divirta-se. Evoque imagens com propósito e por prazer.

3º - Comece a estudar uma arte. Aprenda a fazer desenhos, canções, poemas ou até mesmo pratos de gourmet. Em muitas dessas atividades, evocar imagens faz parte do processo de realização. Como qualquer faculdade, a de evocar imagens fica mais intensa e mais rápida com a prática constante.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Método de Observação - Clarisse Mancuso

Você pode assistir a um filme e ver simplesmente a história, pode assistir esse mesmo filme vendo a história e o ambiente onde ele se passa ou, vendo a história, o ambiente onde ele se passa e as emoções que ele imprime.
Cria-se mais estando atento, sendo participativo e integrado. Em nossa área, o fator criatividade é muito importante. Procure estar atento a tudo que o cerca e olhe com novos olhos, mais críticos, mais perspicazes.
Andando na rua, observe os prédios, os recuos, o tipo de iluminação. Quando estiver em um restaurante, fique atento ao entorno, perceba se o que o cerca é claro ou escuro, liso ou rugoso.
Todo esse processo, quando integrado ao seu jeito de ser, vai, com o tempo, agregando novas imagens em seu cérebro, novos registros, assim, oportunamente, quando a criatividade se fizer necessária, você vai colocá-la em prática.

Poesia: (Charles Chaplin)

"Bom mesmo é ir a luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe e vencer com ousadia,
pois o triunfo pertence a quem se atreve...
A vida é muita para ser insignificante."

Centelhas de Gênios: Capítulo 3: Observar (Amarelo)


"Observar é dar sentido à sensação."

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Deixe seu ego lá fora....



As alunas Cristina Mortágua, Érika e Marcele caminhavam, tranqüilamente, pelo corredor da UVA quando foram abordadas pelo Prof. Cacá para falar sobre suas experiências no curso de Design de Interiores - disciplina O Homem e o Meio Cultural. O que seria apenas uma aula teórica acabou sendo uma junção de depoimentos de ex-alunas do Prof. Cacá que nos transmitiram algumas mensagens interessantes:
"Seja humilde, deixe seu ego do lado de fora."
"Tudo parece um caos mas, com as experiências e práticas, conseguimos nos organizar e produzir trabalhos bastante interessantes para a exposição Café com Arte e, principalmente, para nossa vida profissional."
"Ouse, não adianta só pensar, tem que realizar !"